Adicionado por as 2012-01-13

shutterstock_83746207

Tem gente que me pergunta o que eu faço. Eu trabalho com comunicação, especificamente na área de redes sociais. Sim, trabalho o dia todo com Facebook aberto, Twitter, TweetDeek, Skype, MSN e infinitas janelas que a cada mês vão sendo acrescentadas na minha tela. Isso é profissão, e das sérias.

Ontem no programa Em Pauta com Mônica Cunha na rádio Cultura HD, eu, Thiago Macedo (gestor da P interactive) e Natália Mateus (gerente de projetos da Talk Interactive de SP) discutimos sobre essas novas profissões e carreiras que surgiram com o advento da internet. O papo rendeu demais e vou fazer o resumo do que rolou em estúdio.

Para quem deseja trabalhar com internet, por onde começar?

Quem trabalha com internet não para nunca de aprender. A gente busca o conhecimento diariamente, então o profissional que deseja entrar para esta carreira precisa estar disposto a pagar este preço, ou procure algo fora do segmento de web.

Na internet você encontra tudo, ou quase tudo. São blogs especializados, vídeos e tutoriais que ensinam desde como fazer um bolo de laranja até como montar um planejamento de presença em redes sociais. Existem vários cursos grátis totalmente online, em diferentes áreas. Existem ainda os cursos pagos, que aí são realmente infinitos. Não precisa estar em Harvard ou em São Paulo para fazer aquele desejado curso. Confira abaixo alguns cursos que podem ajudar você.

Lista de alguns cursos ou tutoriais grátis

Cursos na FGV grátis

A FGV oferece cursos por EAD gratuitos. São diversas áreas do conhecimento, entre elas: área de docência, direito, sustentabilidade, finanças pessoais, inovação e empreendedorismo.

Mundo Google

Se você quer trabalhar na área de internet, especificamente com produtos Google (Analista de Links Patrocinados, Anúncios no Youtube, Orkut, e rede de conteúdo), a empresa oferece workshops gratuitos pela internet. Se você é de agência e precisa se inteirar mais sobre mídia online, isso vai te ajudar muito.

Tutoriais do Google

Além dos workshops a Google Brasil tem um canal exclusivo no Youtube repleto de vídeos tutoriais e palestras. Uma faculdade inteira de produtos Google à sua disposição. Profissionais de primeira e muito conhecimento em cada play.

Seminários de mídia online da Microsoft

Se você não quer focar apenas em produtos Google, mas deseja trabalhar com mídia online a Microsoft te dá um empurrão. São vários vídeos que explicam conceitos de mídia online, principais termos, players do mercado, consumidor na internet, formatos e modelos de precificação, e lógico, quais produtos Microsoft (MSN, Hotmail, Messeger) se encaixam para cada perfil de consumo e produto.

Cursos grátis pelo SEBRAE

Se você é empreendedor, empresário ou quer ser um profissional desejado pelo mercado, o SEBRAE tem vários cursos grátis pela internet.  São mais de 15 cursos que ensinam sobre como montar e gerenciar um negócio, formação de preço, atendimento ao cliente, empreendedorismo, entre outros. Não perca essa chance de se aprimorar.

Mais de 100 curso na área de Direito

O site Jurisway traz um leque imenso de mini-cursos para advogados. Desde assuntos específicos do mundo do direito, até como se comportar em uma entrevista, como contratar uma assessoria de imprensa, língua inglesa e filosofia. O site não é bonito, nem muito organizado, mas o conteúdo vai enriquecer o seu conhecimento. Indique para seus amigos advogados ou estudantes de direito.

Cursos do SENAI pela internet e grátis

No momento não estão disponíveis matrículas, mas em breve uma nova lista de cursos será divulgada. Entre as vantagens, está a credibilidade do SENAI e a possibilidade receber o certificado do curso por e-mail. Para quem trabalha ou deseja trabalhar na indústria, o SENAI é uma referência e pode ajudar você a dar um upgrade na carreira. Fique ligado!

Cursos grátis da Fundação Bradesco

Outro site muito legal com cursos via EAD e grátis é da Escola Virtual e Fundação Bradesco. O legal é quem cursos para crianças. Uma ótima oportunidade para as férias. Para quem é da área de docência, existem vários cursos. Tem também cursos de informática, administração financeira, fotografia, segurança e sistemas operacionais.

E muitos outros sites estão aí com cursos e tutoriais gratuitos na internet. Só jogar no Google o nome do curso entre aspas para trazer uma busca mais exata do que você realmente procura.

Que em 2012 o conhecimento se propague ainda mais pela web. Vamos lá curtir essa ideia?

Categoria:

Post

Tags:

,

Deixe uma resposta